Aliança Democrática

Conteúdo Principal
Aliança Democrática
Aliança Democrática

Bragança

Cabeça de Lista
Hernâni Dias

Hernâni Dias



Hernâni Dinis Venâncio Dias nasceu em 29 de agosto de 1967.

É Presidente da Câmara Municipal de Bragança, desde 2013, sempre com maioria absoluta (na eleição de 2021 a sua candidatura conseguiu o pleno: todas as Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Assembleia Municipal).

É licenciado em Português/Francês pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Possui Pós-Graduação em Gestão Púbica pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Exerceu funções de docência em diversas escolas do distrito de Bragança, nomeadamente na Escola Secundária de Moncorvo, Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, Sendim, Vinhais e Mirandela.

No ano de 2001, concorreu às eleições autárquicas, nas listas do PSD, à presidência da junta de Freguesia de Sendas, tendo saído vitorioso, situação que se repetiu nas eleições de 2005, até 2009, perfazendo um total de 8 anos como Presidente daquela Junta de Freguesia.

Em 31 de janeiro de 2003, é nomeado Delegado Regional do Instituto Português da Juventude (Delegação de Bragança), até junho de 2005.

De outubro de 2005 a outubro de 2009, ainda Presidente da Junta de Freguesia de Sendas, assumiu as funções de Chefe do Gabinete de Apoio pessoal do Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Nas eleições autárquicas de 2009, integrou as listas do PSD, tendo sido eleito vereador a tempo inteiro, com os pelouros do Urbanismo, Equipamento, Habitação Social, Juventude e Desporto.

É sócio fundador do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de Fermentãos, da Confraria Ibérica da Castanha e é membro associado de várias associações e clubes do concelho de Bragança.

De 2009 a 31 de dezembro de 2011, foi Presidente da Direção da Associação Cybercentro de Bragança.

Assumiu vários cargos em diferentes entidades e Associações: Presidente da Direção da Fundação “Os Nossos Livros”; Presidente da Direção do Centro Ciência Viva de Bragança; Membro da Direção Executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular; Membro da Assembleia Geral do AECT ZASNET e Presidente da Reserva da Bioesfera Meseta Ibérica; Administrador da CORANE; Vice-Presidente da Fundação Rei Afonso Henriques; Presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento do Brigantia Ecopark – Parque de Ciência e Tecnologia; Membro e Presidente da Agência de Energia de Trás-os-Montes; Presidente da Assembleia Geral da PORTUSPARK; Desde 2017 preside ao Conselho de Administração da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste. 

É casado, pai de dois filhos.

Candidatos
Efetivos
# Foto Nome Partido
1 Hernâni Dias
Hernâni Dias
Professor
2 Nuno Gonçalves
Nuno Gonçalves
Advogado
3 Clara Alves
Clara Alves
Advogada
Suplentes
# Foto Nome Partido
1 Daniel Salgado
Daniel Salgado
Advogado
2 Maria Helena Chéu
Maria Helena Chéu
Professora do Ensino Superior
3 Clementina Gemelgo
Clementina Gemelgo
Educadora de Infância
Principais Medidas

MAIS SAÚDE PARA TODOS

  • Promover o reforço da rede de VMER.
  • Defender o reforco das infraestruturas hospitalares com modernos equipamentos e condições físicas de excelência, assim como o reforço de valências médicas.
  • Promover uma resposta a pessoas portadoras de deficiência e de doença incapacitante e idosos em situação de isolamento.
  • Desenvolver respostas articuladas, que assegurem os cuidados primários, com um horário alargado.

EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

  • Defender um mecanismo de fixação de famílias no território, desenvolvendo um modelo de ensino alargado, dando respostas articuladas em formato multinível, garantindo a igualdade no acesso à educação.
  • Procurar desenvolver mecanismos de apoio à construção de um parque habitacional, para fixação de jovens casais no território. Defender uma taxa de IRS mais reduzida para os jovens agricultores.
  • Definir programas de apoio ao empreendedorismo jovem.

MELHOR ECONOMIA. MAIS EMPREGO

  • Promover um plano integrado de desenvolvimento económico-turístico do território. Desenvolver ações para otimizar o Acesso à Rede Móvel em aldeias remotas e implementação do 5G.
  • Desenvolver mecanismos para a criação de incentivos à manutenção de artes e economias tradicionais, promovendo, igualmente, ações de capacitação e empreendedorismo, juntando an academia e o tecido empresarial.
  • Consagrar o direito a uma carreira profissional aos trabalhadores do setor social.

AGRICULTURA

  • Desenvolver um Plano de Regadio efetivo e otimizado para as verdadeiras necessidades do território.
  • Defender a construção de novas infraestruturas de aproveitamento hidroagrícola.
  • Desenvolver Modelos de Apoios Agropecuários adaptados às circunstâncias e caraterísticas do nosso território.
  • Defender mais apoios para os nossos agricultores.

MOBILIDADE PARA TODOS

  • Promover a construção das infraestruturas rodoviárias necessárias para a região: ligações Vimioso-Bragança e Vinhais-Bragança;
  • Pugnar pela Conclusão do IC5; conclusão do IP2;
  • Defender a realização das ligações transfronteiriças (Vinhais, Bragança, Vimioso).
  • Entendemos que o aeródromo de Bragança deve evoluir para Aeroporto Regional de Trás-os-Montes.
  • Procurar inserir o corredor ferroviário Porto-Zamora, via Trás-os-Montes, no Plano Ferroviário Nacional e na rede transeuropeia.

SERVIÇOS PÚBLICOS MAIS EFICIENTES

  • Otimizar as condições de trabalho das Forças de Segurança, dos Serviços Judiciais e outros presentes na região.
  • Assegurar a continuidade dos serviços públicos de forma articulada e/ou itinerante.

MAIS COESÃO

  • Propor a discussão e avaliação da criação de uma nova categoria jurídica para o nosso território distrital e para todo o interior: a interioridade, com impactos diretos desde a área fiscal, à economia, à saúde, à agricultura, à educação, aos transportes, à ação social, à justiça, à segurança, à proteção dos mais idosos e dos mais jovens, no sentido de fixar estes últimos, na nossa terra, com medidas fiscais atrativas.

#AcreditarEmPortugal