José Miguel Ribeiro de Castro Guimarães, natural do Porto, é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Urologia (desde 1997) do Centro Hospitalar São João (CHSJ).
Integrou a equipa de transplantação do CHSJ e participou em mais de 400 cirurgias de transplante renal.
Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (2011-2017).
Em 2005, obteve a Competência em Gestão dos Serviços da Saúde da Ordem dos Médicos.
Organizou mais de 30 reuniões científicas e profissionais e como investigador publicou mais de uma centena de trabalhos de investigação em revistas nacionais e internacionais, na área da Urologia.
Foi bastonário da Ordem dos Médicos.
MELHOR SAÚDE PARA TODOS
Modernizar e salvar o SNS com melhor governance, um novo modelo de gestão e carreiras mais valorizadas e dignas. Mais prevenção e mais literacia em saúde. Processo clínico único. Mais investimento, inovação e investigação.
JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO
Assegurar a contagem do tempo integral de serviço dos professores. Reduzir burocracia e tarefas administrativas. Investir no reforço da autoridade dos professores. Implementar um programa de recuperação de aprendizagens, o “Aprender Mais Agora”.
MAIS PRODUTIVIDADE, MELHORES SALÁRIOS
Redução do IRC de 21% para 15% e redução de custos de contextos das empresas. Economia a crescer acima de 3% ao ano em 2028. Contas certas. Orçamentos e investimentos com melhores resultados para os cidadãos.
MOBILIDADE MELHOR E MAIS SAUDÁVEL
Apostar forte na mobilidade sustentável, implementando os conceitos das ‘cidades que caminham’ e das ‘cidades 15 minutos’. Acelerar o alargamento da rede da linha de metro, designadamente a ligação à Trofa. Modernização e eletrificação da totalidade das linhas da ferrovia do Tâmega e Douro. Na rodovia, conclusão do IC35 entre Penafiel e Entre-os-Rios, e da variante à EN222. Resolver o problema crónico da VCI. Melhorar e aumentar a conetividade do distrito do Porto, nomeadamente através do aeroporto Francisco Sá Carneiro e de linha de alta velocidade.
PORTO SEGURO
Mais autoridade e prestígio para as forças de segurança e defesa. Reforçar a capacidade de investigação e de intervenção, a ordem pública e o combate a ameaças atuais e futuras (tráfico de drogas, incêndios, catástrofes, pandemias, ...). Fortalecer e desenvolver as respetivas carreiras, tornando-as mais atrativas e garantindo a formação contínua e respetiva progressão.
ENVELHECER BEM
Garantir novos modelos e respostas sociais, que apoiem a permanência de idosos nas suas casas, nas comunidades, pelo maior tempo possível, ou em residências autónomas e independentes, com níveis de assistência em função das necessidades. Promover ações proativas visando um envelhecimento ativo.
SER JOVEM HOJE
Valorizar a educação e formação dos jovens. Envolver os jovens na renovação e construção diária da nossa democracia através da sua participação ativa em todas as áreas de intervenção social, cultural e política, mas também nos vários órgãos de decisão. Apoiar a sua independência através das várias medidas propostas no nosso programa.
E-mail geral
[email protected]
E-mail Imprensa
[email protected]