Aliança Democrática

Conteúdo Principal
Aliança Democrática
Aliança Democrática

Santarém

Cabeça de Lista
Eduardo Oliveira Sousa

Eduardo Oliveira Sousa



É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, tendo participado no PAGE 30 - Programa Avançado de Gestão para Executivos - lecionado pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi Diretor Agrícola da Estação Zootécnica Nacional (1979-1983), Professor Assistente de Agricultura Geral e Máquinas Agrícolas, e Pastagens e Forragens, na Escola Superior Agrária de Santarém (1981-1984) e Diretor Agrícola da primeira fábrica de Açúcar instalada no continente, SUCRAL (1986-1989), responsável pela introdução da cultura da beterraba sacarina.

Durante três décadas (1983-2013), foi o Representante do Estado e Diretor Executivo da Associação de Regantes do Vale do Sorraia, organismo responsável pela Obra de Rega do Vale do Sorraia, que beneficia 15.000 hectares de terras no Alentejo e Ribatejo.

Foi Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) em dois mandatos, de 2017 a 2023, tendo sido anteriormente seu Vice-Presidente (2005-2008).

Possui um longo percurso de mais de trinta anos de dedicação ao movimento associativo agrícola. Fundador e actualmente presidente da AG da Associação dos Produtores Florestais de Coruche; Fundador da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens; Fundador e diretor da Associação dos Jovens Agricultores de Coruche e Vale do Sorraia; Diretor da Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira; Presidente da Direção da ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (1994-2014), membro dos órgãos sociais da Cooperativa do Vale do Sorraia.

Desenvolve desde estudante a sua atividade como Empresário Agrícola e Florestal no Ribatejo.

É casado, Pai de dois filhos e Avô de cinco netos.

Candidatos
Efetivos
# Foto Nome Partido
1 Eduardo Oliveira Sousa
Eduardo Oliveira Sousa
Engenheiro Agrónomo
2 João Moura
João Moura
Administrador de Empresas
3 Isaura Morais
Isaura Morais
Gestora de Recursos Humanos
4 Inês Barroso
Inês Barroso
Professora do Ensino Secundário
5 Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira
Gerente Comercial
6 Paula Carloto
Paula Carloto
Public Affairs
7 Miguel Silva Santos
Miguel Silva Santos
Empresário
8 Lurdes Ferromau
Lurdes Ferromau
Técnica Superior da Administração Pública
9 Gonçalo Bento
Gonçalo Bento
Empresário
Suplentes
# Foto Nome Partido
1 Renata Henriques
Renata Henriques
Bancária
2 João Morgado
João Morgado
Técnico de Turismo
3 Teresa Nogueira
Teresa Nogueira
Enfermeira
4 Luís Vargas Xavier
Luís Vargas Xavier
Agricultor
5 José Salvado
José Salvado
Militar Aposentado
Principais Medidas

SAÚDE

  • Acabar com as listas de espera para consultas e cirurgias, expandir a rede de convenções para realização de exames pré-natal, reforçar a prestação de cuidados médicos de proximidade e garantir médicos de família para todos;
  • Defender a qualidade dos serviços de saúde, privilegiar a saúde como prevenção da doença sempre no objetivo claro de que o importante são as pessoas.

SOCIAL

  • Exigir creches gratuitas para todos;
  • Apoiar, de forma responsável todas as instituições particulares que prestam serviços públicos de apoio social a pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência e idosos.

AGRICULTURA E MUNDO RURAL

  • Assunção do compromisso de devolver a dignidade ao sector da Agricultora, da Floresta e do Desenvolvimento Rural. Para a AD o sector agroflorestal é estratégico para Portugal, seja ao nível da indústria alimentar, da florestal, ou da gestão dos recursos da água e do solo. Com a governação da AD o sector agrícola será o principal aliado no combate à desertificação territorial, às alterações climáticas e à prevenção de incêndios.
  • Potenciar as novas produções e territórios, em profundo respeito pelos homens e mulheres que trabalham a terra, através de dotações orçamentais adequadas a cada pilar e com ecorregimes adequados a cada território, visando a convergência com a média da EU.
  • Lutar por fatores de produção a preços justos e competitivos, valorizando os produtos na produção.

CULTURA E DESPORTO

  • Valorizar a cultura e tradições ribatejanas.
  • Reforçar a valoração da atividade física e dos centros de alto rendimento, instalações formativas e desportivas do distrito de Santarém.

ACESSIBILIDADES E INFRAESTRUTURAS

  • O distrito de Santarém tem uma localização estratégica privilegiada não só pela proximidade à capital do país, quer pela sua centralidade Norte/Sul e Este/Oeste, tendo já um conjunto de infraestruturas significativas. Importa, pois potenciar as mesmas, quer ao nível da rodovia, ferrovia e até de transporte aéreo.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

  • Apostar no desenvolvimento da nova NUT II, que integra os territórios de Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste.
  • Inverter a degradação das precárias instalações das instituições públicas um pouco por todo o distrito e adequar o número de recursos humanos a cada território.

TURISMO

  • Potenciar o Turismo Religioso, o Enoturismo, a Gastronomia, o Turismo Histórico e o Equestre.

#AcreditarEmPortugal