31 de maio
Vamos ganhar as eleições europeias e vamos continuar a transformar o país
Luís Montenegro considera que “a oposição não tem pedalada para acompanhar” o Executivo, “que decide” para resolver os problemas dos portugueses e pretende, desta forma, combater “os extremismos e os populismos”.
“Temos um Governo que cumpre os compromissos, parece pouco, mas cumprir o que se promete é a melhor maneira de recuperar e restabelecer a relação de confiança com os eleitores e de acabar com extremismos e populismos e com aqueles que se aproveitam da frustração acumulada dos eleitores para poder espicaçar o que é mais imediatista na reação das pessoas”, afirmou.
Esta sexta-feira, em Santa Maria da Feira, num comício da AD-Aliança para as eleições europeias, que fechou o quinto dia oficial de campanha, Luís Montenegro fez um balanço das primeiras medidas do Governo.
O Presidente do PSD recordou que o Governo apresentou esta semana o plano de emergência para a saúde e prometeu “fazer mais” nessa área. “Dentro da recuperação das listas de espera, nós vamos levar o contador a zero no caso das doenças oncológicas. Todos sabemos que, se há área onde não podemos pactuar com atrasos, se há área onde o tempo máximo de resposta jamais deveria ser atingido, é a oncologia”, afirmou.
O líder da AD-Aliança Democrática deu ainda como exemplo a decisão sobre a localização do futuro aeroporto em Alcochete para ilustrar que o Governo “está a decidir o que é estratégico”.
Apelando à participação nas eleições de 9 de junho, Luís Montenegro lembrou que se pode votar já no próximo domingo em qualquer mesa de voto sem inscrição prévia, salientando o que está em causa nesse sufrágio.
“Voltamos ao início do espírito europeu. A Europa é um projeto de bem-estar e prosperidade, mas é sobretudo um projeto de democracia”, disse, defendendo que Portugal é um país médio da União Europeia, mas tem sido sempre “líder nas grandes causas”, como a defesa da Ucrânia.
Luís Montenegro referiu estar otimista quanto ao resultado das europeias de 9 de junho, pedindo um reforço e “uma representação robusta” da Aliança Democrática no Parlamento Europeu, e voltou a considerar que o cabeça de lista Sebastião Bugalho foi “claramente acertada”. “Boa prova Sebastião, bom resultado, é hora do sprint, dá tudo no sprint, ganha a eleição connosco, vamos ganhar esta eleição e vamos continuar a transformar o país”, disse.